Do 1º ao 5ª ano
FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a meta é fortalecer o processo de aquisição da leitura e da escrita e, progressivamente, se apropriar dos usos sociais dos gêneros textuais. Como também favorecer a compreensão do Sistema de Numeração decimal, através de uma atitude ativa do estudante na construção do conhecimento.
Nossos professores e professoras desenvolvem as propostas de atividades através de metodologias ativas, estimulando o protagonismo dos estudantes e colocando a aprendizagem no centro do processo educativo.
A Proposta curricular para o segmento, além de contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes, também são propostas vivências em Música, Dança, Língua Inglesa e Educação Tecnológica para Robótica e Biblioteca. Semanalmente, temos ainda os Encontros de Formação Socioemocional com a Psicóloga do segmento.
Os estudantes são observados e avaliados de maneira contínua, em todas as situações de aprendizagem.
O conjunto de práticas e vivências delineadas em nossa proposta tem como finalidade o desenvolvimento da autonomia, da criticidade, da criatividade, da aptidão para resolver problemas, da colaboração, do protagonismo, da empatia, do senso crítico, da responsabilidade, da criatividade e do respeito.
ATIVIDADES E PROJETOS
INICIAÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO
Articulando a metodologia de projetos e a aproximação com o Design Thinking, desenvolvemos, ao longo do ano, pesquisas e pensamos em soluções, com a proposta de aproximá-los da produção do saber científico.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA ROBÓTICA
Trabalhando em equipe, as crianças desenvolvem e programam, colaborativamente, protótipos que se movimentam a partir do acionamento dos comandos e colocam a “mão na massa” para resolver situações-problemas
CIRANDA LITERÁRIA/ MEDIAÇÃO DE LEITURA
O estímulo ao desenvolvimento da competência leitora é contemplado através do projeto Ciranda da Leitura, vivenciado em sala de aula e do Projeto de Mediação de Leitura, proposto por nossa bibliotecária.
FAZENDO CIÊNCIA
As aulas no laboratório de Ciências oferecem uma abordagem prática e hands-on para o aprendizado, permitindo que os estudantes explorem conceitos científicos de forma tangível e envolvente. Ao realizar experimentos e observações práticas, as crianças desenvolvem habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe
CULINÁRIA EM SALA DE AULA
Experienciar o preparo de receitas oferece aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado interdisciplinar, que abrange aspectos como matemática, ciências, cultura e nutrição. Além disso, as crianças aprendem sobre os diferentes ingredientes, suas propriedades e como interagem durante o processo de cozimento, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico.
INTERVALO ANIMADO
Durante o recreio, vivenciamos o projeto intervalo animado. As crianças têm a sua disposição, jogos de tabuleiro, brinquedos e brincadeiras populares, além das brincadeiras livres em nossas quadras e acesso à biblioteca.
AULAS DE CAMPO
Outra possibilidade para ampliação do repertório cultural e das discussões que acontecem em sala, são as Aulas de Campo, quando os alunos saem da escola e vão observar “in loco” o que foi estudado.