O Ensino Médio, última etapa da educação básica, deve assegurar, a todos os aprendizes, a oportunidade de consolidação e de aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no Ensino Fundamental. Sendo assim, nesta fase de fechamento de um ciclo, é preciso dar continuidade ao exercício do pensamento; incentivar a autonomia, a criticidade, a criatividade, a consciência ecológica; fortalecer as relações interpessoais; estimular o espírito de pesquisa e observação, a capacidade de argumentar, a integração dos conhecimentos e a reflexão sobre si, sobre o outro e sobre o mundo.
É fundamental dotar os aprendizes de instrumentais que os permitam “aprender a aprender”, fazendo com que eles se apropriem dos conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como experimentem diferentes linguagens, a fim de atuarem na sociedade de forma consciente.
Na medida em que buscamos trabalhar as múltiplas leituras de mundo para que aconteça uma aprendizagem mais integral e harmônica, faz-se necessária uma educação ética e estética, o cultivo do interesse pela cultura, o prazer da curiosidade, um olhar voltado para os princípios de justiça, de solidariedade, de respeito e de convívio com as diferenças.
A escolha profissional e o vestibular são vivenciados com seriedade, determinação e equilíbrio, sendo considerados como uma parte do processo de amadurecimento intelectual, físico e sócio-afetivo.
Horário: 7h20 às 13h05
As Metodologias Ativas estão presentes nas aulas do Ensino Médio, proporcionando ao aluno o protagonismo em seu processo de Aprendizagem.
Aula invertida e de integração entre os alunos do 2º Ano do Ensino Médio e o 9º Ano, com o objetivo de trabalhar a matemática e sua aprendizagem de forma em espiral, auxiliados pelos professores sobre o assunto “função quadrática”.
Aula no laboratório para observar as estruturas fisiológicas e teciduais dos invertebrados e vertebrados, tendo como exemplo o Uçá e o coração de boi.