Fundamental I

Visita guiada!


Do 1º ao 5ª ano

FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a meta é fortalecer o processo de aquisição da leitura e da escrita e, progressivamente,  se apropriar dos usos sociais dos gêneros textuais. Como também favorecer a compreensão do Sistema de Numeração decimal, através de uma atitude ativa do estudante na construção do conhecimento.

Nossos professores e professoras desenvolvem as propostas de atividades através de metodologias ativas, estimulando o protagonismo dos estudantes e colocando a aprendizagem no centro do processo educativo.

A Proposta curricular para o segmento, além de contemplar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes,  também são propostas vivências em   Música, Dança, Língua Inglesa e Educação Tecnológica para Robótica e Biblioteca. Semanalmente, temos ainda os Encontros de Formação Socioemocional com a Psicóloga do segmento.

Os estudantes são observados e avaliados de maneira contínua, em todas as situações de aprendizagem.

O conjunto de práticas e vivências delineadas em nossa proposta tem como finalidade o desenvolvimento da autonomia, da criticidade, da criatividade, da   aptidão para resolver problemas, da colaboração, do protagonismo, da empatia, do senso crítico, da responsabilidade, da criatividade e do respeito.

ATIVIDADES E PROJETOS

INICIAÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO

Articulando a metodologia de projetos e a aproximação com o Design Thinking, desenvolvemos, ao longo do ano, pesquisas e pensamos em soluções, com a proposta de aproximá-los da produção do saber científico.

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA ROBÓTICA

Trabalhando em equipe, as crianças desenvolvem e programam, colaborativamente, protótipos que se movimentam a partir do acionamento dos comandos e colocam a “mão na massa” para resolver situações-problemas

CIRANDA LITERÁRIA/ MEDIAÇÃO DE LEITURA

O estímulo ao desenvolvimento da competência leitora é contemplado através do projeto Ciranda da Leitura, vivenciado em sala de aula e do Projeto de Mediação de Leitura, proposto por nossa bibliotecária.

FAZENDO CIÊNCIA

As aulas no laboratório de Ciências oferecem uma abordagem prática e hands-on para o aprendizado, permitindo que os estudantes explorem conceitos científicos de forma tangível e envolvente. Ao realizar experimentos e observações práticas, as crianças desenvolvem habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe

CULINÁRIA EM SALA DE AULA

Experienciar o preparo de receitas  oferece aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado interdisciplinar, que abrange aspectos como matemática, ciências, cultura e nutrição. Além disso, as crianças aprendem sobre os diferentes ingredientes, suas propriedades e como interagem durante o processo de cozimento, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico.

INTERVALO ANIMADO

Durante o recreio, vivenciamos o projeto intervalo animado. As crianças têm a sua disposição, jogos de tabuleiro, brinquedos e brincadeiras populares, além das brincadeiras livres em nossas quadras e acesso à biblioteca.

AULAS DE CAMPO

Outra possibilidade para ampliação do repertório cultural e das discussões que acontecem em sala, são as Aulas de Campo, quando os alunos saem da escola e vão observar “in loco” o que foi estudado.