FLORESTA ENCANTADA – INFANTIL II E III
Professoras: Ângela Gonçalves / Mayara Costa
Coordenadora: Ana Paula Figueiredo
Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre esses seres, a importância de cada um para as florestas, as turmas doINFANTIL II E III pesquisaram sobre o tema: A FLORESTA ENCANTADA.
Os contos de fadas exercem um fascínio que encantam e envolvem as crianças com histórias de príncipes e princesas num cenário de magia que contém, dentre os seus elementos, a floresta. As histórias, geralmente se passam num cenário com florestas, animais e seres encantados que exercem funções diversas, dentre elas, a de proteger todo o ecossistema onde vivem.
Confira Livro Floresta Encantada das Turmas do Infantil II e III
MEU DIA VERDE
Professora: Maria Lucilene Machado
Coordenadora: Paula Figueiredo
Com o objetivo de instituir práticas e ações que constituem uma filosofia de vida mais saudável, conhecendo e explorando diferentes atitudes verdes, ao produzir, distribuir bens e consumir de forma consciente, a turma do INFANTIL IV pesquisou sobreMEU DIA VERDE.
OS GUARDIÕES DA NATUREZA – INFANTIL IV
Turma: Infantil IV
Professora: Maria Lucilene Machado
Coordenadora: Paula Figueiredo
Apresentação
As lendas e personagens do folclore brasileiro entram no repertório de histórias das crianças por trazer encantamento, mistérios, resolução de problemas e a consciência da necessidade de proteção. Ouvir historia é entrar em um mundo mágico, cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, que diverte e ensina. A relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária é um maravilhoso caminho que se abre para sua formação de leitor de cidadão e de conhecimento do mundo.
Justificativa
Foi a partir da leitura das lendas do nosso folclore que surgiu o tema do projeto didático “OS GUARDIÕES DA NATUREZA”. As crianças ficaram encantadas com O Curupira, O Saci, O Boitatá e A Iara que se apresentam como verdadeiros Guardiões da Natureza. Essas criaturas mitológicas despertam o interesse natural das crianças dessa faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas aos animais, a floresta, as águas e os seres humanos.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
FRUTO NO PÉ – INFANTIL V
Professora: Cleide Barros
Coordenadora: Paula Figueiredo
Há alguns anos instituímos na rotina da nossa escola o Projeto Bons Frutos com o objetivo de trazer mais qualidade nutricional para o lanche das crianças, ao incorporar as frutas, antes do lanche trazido de casa. A partir das perguntas incessantes das crianças, como: As frutas têm vitaminas? Como é o pé de melancia? Por que a laranja tem a cor laranja? Por que as frutas têm casca?
Resolvemos investigar mais sobre os benefícios das frutas, quais as frutas preferidas da turma, que frutas encontramos mais facilmente, se todas as frutas nascem de uma árvore e que frutas ainda não conhecemos. Com o objetivo de ampliar o paladar das crianças, conscientizando ao conhecer, os benefícios das frutas para a saúde e suas diversas formas de consumo, a turma doINFANTIL V desenvolveu o projeto FRUTA NO PÉ.
PROJETO “BONS FRUTOS”
Conhecer os alimentos é muito importante. E tão importante quanto isso é experimentá-los! Por isso, todas as segundas-feiras as crianças da Educação Infantil, trazem para a escola uma fruta para ser compartilhada durante a semana, com as outras crianças.
Essa iniciativa faz parte do Projeto Bons Frutos, existente há alguns anos na nossa escola. O Projeto tem como objetivo promover uma alimentação mais saudável, possibilitando as crianças escolher e degustar as frutas da época, trazendo com isso hábitos que levem, também, a uma qualidade de vida.