PARQUE SENSORIAL: TOCAR, SENTIR, BRINCAR – INFANTIL II
TURMA: Infantil II
PROFESSORA: Paulina
COORDENADORA: Ana Paula Figueiredo
Explorar, observar, tatear, escutar, experimentar, movimentar-se, ufa! Essa é a rotina das crianças no Infantil II. É através das brincadeiras, dos jogos e da ludicidde que as crianças desde muito pequenas descobrem o mundo. Nesta fase, os sentidos estão borbulhando e despertando muita curiosidade. Assim, fomos trilhando alguns caminhos ao construir com elas objetos que foram despertando o interesse sensorial. Conseguimos realizar diversas atividades com as crianças, entre elas: as construções das telas, das placas, do tapete sensorial, caixas sensorias feitas pelas famílias e outras por nós, garrafas sensoriais, as gelatinas, papinhas, sons, cheiro e sabor. É muito bacana e prazeroso estimular com atividades sensoriais que podem ser criadas a partir de objetos do dia a dia, colaborando nesse processo de aprendizagem e descoberta de maneira simples e divertida. As atividades sensoriais são de grande importância, ajudam no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequenos.
CANTANDO E ENCANTANDO COM OS SALTIMBANCOS
TURMA: Infantil III
PROFESSORA: Julianne Tavares
COORDENADORA: Ana Paula Figueiredo
A temática geral da escola “Pensar Global Agir Local” deu a possibilidade às crianças do Infantil III de ligar os pontos de sua zona de interesse, trazendo fortemente a MÚSICA, os CONTOS e os ANIMAIS, oportunizando a todos a descoberta dos Saltimbancos que unifica essa tríade.
Com o Projeto “Cantando e Encantando com os Saltimbancos”, as crianças puderam conhecer um pouco da história de cada bichinho e se sentiram estimulados e engajados quanto ao cuidado dos mesmos.
Identificaram as espécies, os tamanhos, o corpo, o habitat etc. Levaram para casa os mascotes e vivenciaram experiências únicas. Ouviram poemas, músicas e conheceram um pouco sobre o autor da obra: Chico Buarque.
Foi, de fato, uma experiência riquíssima e que com certeza será levado para a vida.
MINHA AMIGA BICICLETA
TURMA: Infantil IV
PROFESSORA: Cleide Barros
COORDENADORA: Ana Paula Figueiredo
Todos os dias, nosso amigo Boaz chegava à escola pedalando uma bicicleta junto com seu pai. As crianças sempre o enchiam de perguntas e ficavam encantadas como ele conseguia vir pela rua, pedalando.
A partir dessa inquietação, resolvemos fazer um levantamento na sala de quem tinha bicicleta e já sabia andar. Fomos então, saber quem, além do nosso amigo Boaz, vinha para escola de bicicleta, onde ela ficava guardada, que caminhos fazia para chegar até a escola e como se proteger durante o percurso.
Como toda atividade física, andar de bicicleta traz muitos benefícios para o corpo como a coordenação motora, o equilíbrio, a postura e também o aumento da resistência. Mas, como nos beneficiar desse meio de transporte, além dos espaços como os playgrounds dos prédios e os parques?
A busca pelo entendimento sobre ciclovias e ciclofaixas existentes na nossa cidade como espaços de conquistas desse meio de transporte é fundamental para ensinar regras de convivência entre ciclistas, motoristas e pedestres, assim como as sinalizações de trânsito.