PROJETO ABC DAS FRUTAS E SEUS PODERES
TURMAS: 1° ano
PROFESSORAS: Maria de Fátima e Marli Rodrigues
COORDENADORA: Ana Paula Figueiredo
As crianças do 1º ano do ensino fundamental sempre comeram frutas, mas não tinham a ideia das propriedades de cada uma.
Então, a partir do interesse trazido por uma das crianças que adora acerola, fomos investigar outras frutas e seus benefícios, trazendo a conotação dos seus “poderes” para a nossa saúde.
Conhecer a variedade das frutas nos fez criar um alfabeto, pois a variedade é tão grande que de A a Z, temos frutas para comer.
As crianças experimentaram muitas frutas e socializaram suas pesquisas e frutas exóticas como a embaúba.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ÁGUA, SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR!
TURMA: 2º ANO
PROFESSORA: Kátia Vilar
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli
Sabemos que a escassez de água ao redor do planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em todos os países, independentemente da reserva que possuem.
Preocupados com esse cenário que atinge a população mundial, os estudantes do 2º ano do Fundamental decidiram investigar as consequências do mau uso desse bem tão precioso e alertar a todos para importância do uso consciente da água.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PLANTAS TÓXICAS E INVASORAS
TURMA: 3º ANO
PROFESSORA: Márcia Guedes
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli
A partir da reflexão sobre a temática “pensar global, agir local”, os estudantes do 3º ano do Fundamental tiveram a oportunidade de eleger de maneira colaborativa o foco de suas pesquisas: Plantas Tóxicas e Invasoras.
A vivência do projeto estimulou o desenvolvimento do olhar científico, o cuidado com o meio ambiente, bem como a empatia com os espaços verdes da escola: lugar de convivência diária, além de desenvolver o protagonismo dos estudantes.
Durante todo o processo, os estudantes participaram de ações significativas, que despertaram o interesse pela pesquisa e socialização dos conhecimentos construídos.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UM OLHAR SOBRE A MATA ATLÂNTICA: CUIDAR PARA NÃO ACABAR
TURMA: 4º ANO
PROFESSORA: Sueli Vilela
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli
Mobilizados pela temática “pensar global, agir local”, os estudantes do 4º ano do Fundamental, preocupados com os impactos causados pelo desmatamento principalmente pelas queimadas na região amazônica, resolveram voltar seus estudos e investigações para as causas e consequências do desmatamento da nossa Mata Atlântica, disseminando informações e compartilhando possibilidades para conservação desse bioma tão importante para o povo brasileiro.
CARTÃO VERMELHO PARA TRABALHO INFANTIL
TURMA: 5º ANO
PROFESSORA: Erika Santiago
COORDENADORA PEDAGÓGICA: SANDRA SPINELLI
Para o biênio de 2019/2020, a temática escolhida pela nossa escola foi: “pensar global, agir local”. A partir da reflexão sobre esta temática, os estudantes do 5º ano do Fundamental, preocupados com a condição de vida das crianças que eles veem trabalhando nas ruas da nossa cidade: nos semáforos, nas estações do metrô, nas feiras, recolhendo latinhas recicláveis, decidiram pesquisar sobre a situação de exploração pelo trabalho infantil que vem crescendo a cada ano, as políticas públicas que garantem os direitos da criança e do adolescente, assim como os programas que contemplam melhores oportunidades para a convivência familiar e social, retirando-as do trabalho infantil.