CAMALEÃO
TURMA: 1º ANO
PROFESSORA: Maria de Fátima
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Ana Paula
A turma do 1º ano iniciou o projeto intitulado “os mestres do disfarce no reino da camuflagem” a partir do projeto de leitura do livro “Bom dia todas as cores”.
Ao ver as imagens e a capacidade que o camaleão tem de mudar de cor, todos os alunos ficaram encantados com essa transformação e quiseram saber mais sobre esse animal.
Para este projeto os alunos tiveram que pesquisar e conhecer muitas transformações de animais na natureza. E estudar a camuflagem e do mimetismo dos animais.Desenvolver o espírito de preservação da natureza, principalmente em relação às várias espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.
Conhecer as formas de adaptação de muitos animais às ameaças que sofrem diariamente e as suas capacidades de se modificarem em cores, como forma legítima e vital de proteção contra seus predadores naturais, assim como seus rituais de acasalamento era um objetivo importante definido da classe.
PEIXES RAROS, EU ME IMPORTO!
TURMA: 2º ANO
PROFESSORA: Márcia Guedes
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli
A partir da temática anual da escola: “Eu me importo” os estudantes do 2º ano decidiram coletivamente que o objeto de pesquisa para o desenvolvimento do projeto de iniciação científica seria: “Peixes Raros”.
O tema animais tem uma importante presença no cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos, músicas) e possui caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, o que explica a escolha do tema a ser investigado.
Assim, aproveitando a grande empatia das crianças pelos animais, desenvolvemos um projeto que além de contemplar o estudo dos peixes raros, possibilitou o despertar de uma consciência de preservação dos animais; não só aqueles que estão prestes a extinguir-se, mas também daqueles que nos cercam, além do senso de responsabilidade, solidariedade e respeito.
“A principal função do trabalho com o Meio Ambiente é contribuir para formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global”. (PCN – Meio Ambiente).
JOGOS DEPOIS DA CHUVA
TURMA: 3º ANO
PROFESSORA: Maria Aparecida
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli
Chuvas fortes provocam enchentes no nosso estado, levando muitos de seus habitantes a se abrigarem em locais públicos: igrejas, escolas, clubes e ginásios. Mesmo diante da tragédia, as crianças do 3º ano conseguem se importar com o outro nesta fase difícil.
Pensando e se importando com o outro, os estudantes propõem a construção brinquedos com sucatas, elaboram e sugerem brincadeiras para as crianças que enfrentam esse tempo de confinamento longe dos seus lares.
MICROCEFALIA: O OLHAR DAS CRIANÇAS…
TURMA: 4º ANO
PROFESSORA: Sueli Vilela
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli
Olhando para a Escola como uma comunidade de aprendizagem, que defende a cidadania, a fraternidade, entre outros valores atitudinais como princípios que promovem qualidade de vida, os alunos do 4° ano desenvolveram um Projeto Didático, viável e útil com o tema: Microcefalia: O olhar das Crianças…
Preocupados e sensibilizados com o aumento de casos de Dengue, Zica e Microcefalia, epidemias que assolaram o Nordeste, em particular o nosso Estado,resolvemos trabalhar buscando informações, através de pesquisas, entrevistas, debates com especialistas , vídeos e aula de campo , conscientizando a comunidade escolar e familiares sobre a importância de compreender as necessidades específicas do portador de Microcefalia, respeitando-as e de alguma maneira poder contribuir de forma positiva no desenvolvimento social , cognitivo e emocional deste.
Nesse processo de aprendizado contamos com a Terapêuta Ocupacional Kátia Santos, que faz um trabalho de estimulação no Lessa de Andrade. A mesma relatou os estímulos praticados nas áreas: visual, auditiva e motora, onde mostrou alguns materiais usados para o desenvolvimento das crianças.
Tivemos também, a visita da Pedagoga Juliana com seu filho Santiago, portador de Microcefalia, foi bastante enriquecedora, pois podemos conversar sobre os desafios e os avanços de seu filho.
No final os alunos com suas famílias construíram brinquedos para ajudar no tratamento da Microcefalia que serão doados ao CERVAC.
Este projeto resgata valores e atitudes que envolvem muito respeito, cidadania e amor ao próximo, do ponto de vista social e afetivo foi fundamental para o nosso crescimento pessoal.
SENSIBILIDADE PARA À ACESSIBILIDADE
TURMA: 5º ANO
PROFESSORA: Erika Santiago
COORDENADORA PEDAGÓGICA: SANDRA SPINELLI
Visando facilitar a vida de quem não consegue se locomover adequadamente e visto que o mobiliário urbano, como postes, orelhões, placas, árvores, não favorecem à acessibilidade das pessoas cadeirantes, decidimos fazer este Projeto didático tendo como principal objetivo facilitar a acessibilidade dos cadeirantes, com a ideia de uma rampa portátil, em que esta, possa ser levada a qualquer lugar facilitando a locomoção deste cadeirante a qualquer local da cidade.