Ensino Fundamental II

PROJETO: COMER BEM QUE MAL TEM?

O projeto dos estudantes do 6º ano, intitulado “Comer bem que mal tem?”, teve como objetivo o reconhecimento da importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e a qualidade de vida. Além disso, foi importante reconhecer hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do espaço escolar. Neste projeto, eles/as foram levados a refletirem sobre o que comem e de onde vêm os alimentos. Com base nisso, compararam os hábitos alimentares de crianças ao redor do mundo, conheceram o projeto “Mãos à Horta”, reaplicando-o em sala, divulgaram o que é a alimentação saudável e produziram um livro de receitas com opções mais saudáveis que as já conhecidas.

PROJETO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: POSSÍVEIS CAUSAS, ÓBVIAS CONSEQUÊNCIAS

Com uma preocupante frequência, sabemos de notícias envolvendo feminicídios e suas tentativas.

Estudantes do 7° ano decidiram investigar o porquê deste fenômeno, que é resultado de fatores diversos. Tal pesquisa resultou no projeto: Violência contra a Mulher: Possíveis Causas, Óbvias Consequências.

Mais do que alunos, cidadãos!

PROJETO :O BEM ESTAR DA/O ADOLESCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR

Preocupada em entender e agir no grande número de adoecimento das/os adolescentes, a turma do 8º ano do fundamental escolheu como grande temática a saúde mental. Em meio a nossas discussões, pesquisas, palestras com especialistas da área e, voltando-se para a proposta anual, resolveu-se trabalhar com o tema “O bem estar da/o adolescente no contexto escolar”. Pensando global, focamos em algumas questões relacionadas à saúde mental em nosso contexto. Agindo local, lemos sugestões das caixinhas amarelas, pesquisamos e sugerimos ações que promoveriam o bem-estar das pessoas adolescentes no contexto escolar.

PROJETO: IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE – ESTUDO DE CASO DA CONSTRUÇÃO DO LUBIENSKA – 9º ANO

A escola é um espaço de desenvolvimento e formação dos indivíduos como cidadãos, profissionais e principalmente como seres humanos. Mas, sabemos que ela é um espaço físico construído e modificado pelo homem e, como tal, causa alguns impactos na região onde está inserida.

Ela,assim como muitas outras construções civis, tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, tendo capacidade de elevar a taxa de emprego, produtos e renda. Mas à medida que a urbanização avança, ocorrem vários impactos, como: geração de resíduos, emissão de gases, consumo energético, modificação do meio natural e de seus elementos.