EU ME IMPORTO COM OS ANIMAIS ABANDONADOS
Turma: 6º Ano
Os alunos do 6º ano orientados pelos professores de História, Língua Português e Inglês, realizaram o projeto didático “Eu me importo com os animais abandonados”. Os estudantes pesquisaram e analisaram dados estatísticos sobre cães e gatos abandonados pelo Brasil e na região do Recife. Em seguida, elaboraram infográficos, QR Code e cartazes sobre a temática. Também visitaram um abrigo para cães e gatos, nos quais foram entregues rações doadas através de uma campanha solidária que contou com a participação de toda a escola.
EU ME IMPORTO COM ESTEREÓTIPOS
Turma: 7º Ano
Partindo da temática geradora “Eu me importo…”, os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental vivenciaram diversas dinâmicas de sensibilização e chegaram à conclusão de trabalhar desigualdade social voltada para o tema “ESTEREÓTIPOS”. O Projeto de Iniciação ao Pensamento Científico consistiu em ciclos de debates com os alunos, nos quais foram abordados valores, pontos positivos e a desconstrução de estereótipos negativos, possibilitando assim uma reflexão crítica a respeito dos preconceitos enfrentados pela nossa sociedade. Os estudantes realizaram pesquisas desde os conceitos básicos até a produção de um telejornal, mostrando tudo que aprenderam,ampliaram e ressignificaram.
“A escola é o lugar apropriado para se refletir os problemas da sociedade. Portanto cabe a escola discutir e refletir temas que afligem a humanidade na sociedade e no seu cotidiano. Dentre os quais se destacam a violência, suas formas de prevenção e as possíveis repercussões no desenvolvimento da criança e do adolescente. Essa responsabilidade social se deve, em parte, ao reconhecimento de que a esfera de convivência repercute diretamente na socialização infanto-juvenil, além de ser, juntamente com a família, espaço crucial para defesa dos direitos humanos.” (Njaine, Minayo, 2003)
A MULHER NA SOCIEDADE
Turma: 8º Ano
Nós do 8º ano de 2017 começamos as nossas pesquisas em busca de um tema que fosse da atualidade, precisasse ser discutido, tivéssemos interesse e que pudéssemos conscientizar as pessoas ao nosso redor. A partir daí, nós escolhemos o tema “A mulher na sociedade” e decidimos dividir em subgrupos para conseguir abranger um conteúdo maior. Escolhemos esse tema porque é algo que ocorre no dia a dia e porque é um tema que chama a atenção das pessoas e leva a outros assuntos que possam ser debatidos. A nossa sala, junto com nossos orientadores, decidiu unir a tecnologia (que é um meio de acesso à informação mais utilizado) com as nossas informações, tendo a intenção de alcançar um público maior e até mesmo ajudar mulheres que estão sofrendo com algum tipo de agressão mas tem medo ou vergonha de se manifestar.
A finalização desse projeto deu no começo de um site repleto de informações sobre o nosso tema, abas com pesquisas dos subgrupos e, em especial, uma aba com meios de denúncia a violência (elaborado por Maria Eduarda e Lara, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental).
CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Turma: 9º Ano
A partir do tema anual “Eu me importo”, o projeto do 9° ano veio com objetivo de acompanhar e mostrar as consequências da violência contra a mulher que muitas vezes ela é iniciada dentro de casa por familiares. Os alunos realizaram, como base para a pesquisa deste projeto, informações oriundas de estatísticas da segurança pública, visitando delegacias femininas, casa de acolhimento de mulheres que sofreram agressões e por fim no hospital da mulher.
A conclusão dada pelos alunos após toda a produção do acompanhamento da pesquisa e nas visitas foi que, após as agressões, os serviços essenciais devem atender às necessidades das mulheres e meninas, pois em muitas vezes as vítimas estão sozinhas, e a justiça deve ser implacável na defesa de seus direitos, com o fornecimento de acompanhamento protetivo e psicológico para superar o trauma.